Reinaldo

Cresce o número de trabalhadores estrangeiros no mercado Brasileiro | http://bit.ly/grzGZo @Goianao2012 @Reinaldo_Cruz

O número de trabalhadores estrangeiros no Brasil cresceu 57% no ano passado, chegando a 1,51 milhão em dezembro, segundo estatísticas do Ministério da Justiça.
O principal fator para esse salto no número de imigrantes legais foi a chegada de trabalhadores de países vizinhos. Desde 2009, triplicou o número de imigrantes peruanos legais. O de paraguaios e bolivianos cresceu mais de 70%. Comunidades com presença antiga no país, como japoneses e europeus, têm crescido mais lentamente.

O crescente fluxo migratório de países latino-americanos tem sido acompanhado por uma mudança significativa no perfil dos trabalhadores que vêm para o Brasil.

Os imigrantes dos países vizinhos em geral têm baixa escolaridade e pouca qualificação. Bolivianos trabalham em oficinas de costura e como empregados domésticos; peruanos atuam como ambulantes e operários na construção. Portugueses e espanhóis ocupam postos gerenciais ou trabalham como arquitetos, engenheiros e advogados.


Cresceu o número de trabalhadores do mercado financeiro que deixam os Estados Unidos e a Europa para trabalhar no Brasil. Por causa da crise lá fora, muitos brasileiros que haviam se mudado para o exterior estão voltando.
Em 2011, o número de executivos estrangeiros que vieram para cá aumentou quase 26%.

Comentários

Questão